Cardiology, Diabetes & Nephrology at the Limits Brazil

 

Presidência

Professora Stephanie BaldewegProfessora Stephanie Baldeweg

A professora Stephanie Baldeweg é médica consultora em diabetes e endocrinologia no University College London Hospital e conferencista sênior honorária no Departamento de Medicina da UCL. Ela se formou na Humboldt University, Berlin em 1990 e realizou seu Specialist Training em Londres. Ela foi premiada com o MD com a tese sobre “Resistência à insulina e função endotelial na saúde e diabetes tipo 2”. O Professor Baldeweg é o Diretor do Programa de Treinamento da Rotação do Norte do Tamisa em Diabetes e Endocrinologia. Ela dá palestras regularmente em reuniões nacionais e internacionais, bem como em dias de pacientes para grupos de apoio, como o Diabetes UK e a Pituitary Foundation. Ela foi nomeada Fellow do Royal College of Physicians of Ireland em março de 2009 (FRCPI) e Fellow do Royal College of Physicians (Londres) em junho de 2009 (FRCP).

O professor Baldeweg está interessado em todos os aspectos do diabetes e da endocrinologia. Ela tem um interesse clínico especial e de pesquisa em doenças da hipófise. Seus outros interesses incluem diabetes, tireoide e reprodutiva, bem como osteoporose, controle de peso e redução de risco cardiovascular. Ela também tem interesse na preparação da gravidez para mulheres com diabetes e doenças endócrinas.


Professora Andrea BrandãoProfessora Andrea Brandão

Andréa Brandão, MD, PhD, FESC, FACC é Professora Titular de Cardiologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, Brasil. Formou-se em Medicina em 1987 e concluiu a residência em Cardiologia em 1991 na mesma Universidade. Concluiu o doutorado em 2001 na Universidade Federal do Rio de Janeiro e sua pesquisa versou sobre fatores de risco cardiovascular em adolescentes, principalmente hipertensão. Na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, foi coordenadora da pós-graduação de 2016 a 2020 e é chefe da Seção de Hipertensão da Disciplina de Cardiologia desde 2007. A professora Andréa Brandão lidera dois grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Brasil.

Tem se dedicado à área de hipertensão arterial em atividades de pesquisa, ensino e assistência. Ela tem 155 artigos publicados em revistas especializadas e 57 capítulos de livros. Foi uma das coordenadoras das últimas quatro Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. É editora do livro Hipertensão, em sua 3ª edição no Brasil.

É membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (BSC), American College of Cardiology (ACC) e European Society of Cardiology (ESC). Atualmente faz parte do Conselho de Administração da Sociedade Brasileira de Cardiologia como Diretora de Departamentos. Ela é afiliada ao Departamento de Hipertensão do BSC e ao Conselho de Hipertensão da ESC. Em 2006-2007 foi presidente do Departamento de Hipertensão do BSC e em 2018-2019, Presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro.


Professor Otávio CoelhoProfessor Otávio Coelho

Otávio Rizzi Coelho completou sua residência em clínica médica no Hospital Público Estadual Francisco Morato de Oliveira, especializando-se em Cardiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Concluiu o doutorado na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e ingressou na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP em 1972, onde foi nomeado professor no departamento de Cardiologia em 1980 e atualmente é professor de cardiologia, professor de o Mestrado (Doutorado) em Medicina Interna e o atual chefe da Unidade Coronariana do Hospital das Clínicas da UNICAMP.

O professor Coelho também participa da administração da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, atuou duas vezes como coordenador do Comitê de Extensão e Assuntos Comunitários e foi diretor clínico do Departamento de Suporte e Assistência Médica.

O professor Coelho é autor / coautor de mais de 100 artigos em revistas internacionais de alto impacto. Ele também se apresentou em vários eventos internacionais e editou um dos mais importantes livros didáticos de doenças cardiovasculares escritos em português.

Possui participação significativa nas Sociedades de Cardiologia, tendo sido Presidente da Sociedade de Cardiologia de São Paulo (SOCESP) e do Departamento de Clínica de Cardiologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia. O professor Coelho é membro do conselho editorial do Arquivo Brasileiro de Cardiologia, da Revista da Sociedade de Cardiologia de São Paulo (SOCESP), e é membro da European Society.


Professor John CunninghamProfessor John Cunningham

Professor John Cunningham é cientista clínico e atualmente Professor de Nefrologia da Faculdade de Medicina do University College London e do The Royal Free Hospital, além de Fellow Honorário do Trinity Hall da Universidade de Cambridge, ambas no Reino Unido. Concluiu sua formação pré-clínica em Cambridge e sua formação clínica em Oxford, Reino Unido, com pós-graduação na Universidade de Londres e na Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, St Louis, EUA sob orientação do Dr. Louis V Avioli e Eduardo Slatopolsky. Continua atuando como clínico nas áreas de nefrologia e clínica médica. John Cunningham foi médico da Rainha da Inglaterra e nomeado ‘Sir’ por seus serviços à família real em junho de 2014.

No âmbito acadêmico, Professor Cunningham contribuiu para a compreensão do efeito da acidose sobre a bioativação da vitamina D e descreveu e caracterizou a histerese da resposta da paratireoide ao cálcio, indicando que as células da paratireoide conseguem detectar a direção da mudança e a concentração absoluta de cálcio no extracelular. Liderou programas de pesquisa nas seguintes áreas: controle por metabólitos estruturalmente modificados da vitamina D na síntese e liberação de PTH; síntese e liberação de citocinas ósseas por células semelhantes a osteoblastos, e a regulação desses metabólitos da vitamina D; localização e relevância do receptor sensor de cálcio em células ósseas; influência da uremia simulada na liberação de citocinas por células ósseas; fatores mediadores da perda óssea pós-transplante renal e estratégias de prevenção; fatores que controlam a função da paratireoide in vivo, incluindo novos metabólitos da vitamina D e agentes calcimiméticos. O grupo do Professor Cunningham descobriu que esses novos metabólitos estruturalmente modificados da vitamina D influenciam de forma muito diferente o comportamento das células ósseas e da paratireoide. Eles também desenvolveram, conduziram e publicaram estudos sobre a primeira profilaxia eficaz contra perda óssea no pós-transplante. Professor Cunningham frequentemente apresenta palestras sobre esses e outros assuntos em diversos países, e atua em painéis de especialistas e grupos de trabalho. É CoPresidente fundador da série “Nephrology at the Limits”, organizada pelo UCL, pela Universidade da Cidade do Cabo, e pelo The Lancet.


Dr Richard HortonDr Richard Horton

Richard Horton é editor-chefe do The Lancet. Ele nasceu em Londres e é meio norueguês. Ele se formou em fisiologia e medicina com louvor pela University of Birmingham em 1986. Ele ingressou no The Lancet em 1990, mudando-se para Nova York como editor norte-americano em 1993. Richard foi o primeiro presidente da World Association of Medical Editors e ele é um Ex-presidente do Conselho de Editores Científicos dos EUA. Ele é professor honorário da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, da University College London e da University of Oslo. Ele recebeu doutorado honorário em medicina da Universidade de Birmingham, Reino Unido, das Universidades de Gotemburgo e Umea, na Suécia, e da Universidade de Tromso, na Noruega.

Em 2016, ele presidiu o Grupo de Peritos da Comissão de Alto Nível sobre Emprego na Saúde e Crescimento Econômico, convocado pelos Presidentes Hollande da França e Zuma da África do Sul. De 2011 a 2015, ele foi co-presidente do Grupo de Revisão de Especialistas independente da ONU em Informação e Responsabilidade pela Saúde da Mulher e da Criança. Richard recebeu a Medalha de Edimburgo (2007) e a Medalha do Reitor da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins (2009). Em 2011, foi eleito Associado Estrangeiro do Instituto de Medicina dos EUA e, em 2015, recebeu o Prêmio da Amizade do Governo da China. Ele foi premiado com uma bolsa honorária da British Pharmacological Society (2016), a medalha Andrija Stamper da Associação de Escolas de Saúde Pública da região europeia (2017), a Medalha Edwin Chadwick por contribuições notáveis ​​para o avanço da saúde pública (2017) ), o Prêmio de Líderes de Saúde do Diretor-Geral da OMS por liderança destacada em saúde global (2019) e o Prêmio Roux em reconhecimento à inovação na aplicação de evidências de saúde global (2019).

Ele escreveu dois relatórios para o Royal College of Physicians de Londres: Doctors in Society (2005) e Innovating for Health (2009). Ele escreveu Health Wars (2003) sobre questões contemporâneas em medicina e saúde, e escreveu para The New York Review of Books e TLS. Ele tem um grande interesse na saúde global e na contribuição da medicina para nossa cultura mais ampla. Ele agora trabalha para desenvolver a ideia de saúde planetária - a saúde das civilizações humanas e dos ecossistemas dos quais dependem.


Dr Peter LibbyDr Peter Libby

Dr. Peter Libby é especialista em medicina cardiovascular no Brigham and Women’s Hospital em Boston, Massachusetts, e professor da cátedra Mallinckrodt da Faculdade de Medicina de Harvard. Atuou como Chefe de Medicina Cardiovascular no BWH de 1998 a 2014. Suas áreas de conhecimento incluem cardiologia geral e preventiva. Seu principal foco de pesquisa atual é o papel da inflamação nas doenças vasculares como, por exemplo, a aterosclerose. Dr. Libby tem uma devoção particular à tradução dos estudos laboratoriais em estudos clínicos de desfechos cardiovasculares de grande escala.

Dr. Libby recebeu diversos prêmios e reconhecimentos por seu trabalho de pesquisa, sendo os mais recentes a Medalha de Ouro da Sociedade Europeia de Cardiologia (2011), o Prêmio em Pesquisa de Base da American Heart Association (2011), o Anitschkow Prize in Atherosclorosis Research da Sociedade Europeia de Aterosclerose (2013) e o Prêmio Especial da Associação de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Europeia de Cardiologia (2014). Recebeu diversos prêmios honorários de várias organizações por sua contribuição profissional. Dr. Libby foi selecionado como Editor Consultor do Ano pelo Circulation Research em 2015 e recebeu o prêmio High Citation Award de 2015 como membro do conselho editorial do Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology. Recebeu a Medalha de Ouro Ernst Jung de Medicina em 2016.

Dr Libby é membro de diversas associações profissionais, como Association of American Physicians, American Society for Clinical Investigation, e membro honorário da Sociedade Britânica de Aterosclerose, Sociedade Japonesa de Circulação e Colégio Japonês de Cardiologia. Atuou como Presidente da Association of University Cardiologists. Também atuou em muitas funções voluntárias na American Heart Association, inclusive presidindo diferentes comitês de pesquisa, e como membro do comitê executivo dos Conselhos de Arteriosclerose, Circulação e Ciência de Base. Presidiu o Research Allocations Peer Review Committee do American College of Cardiology por duas vezes. Presta consultas frequentes ao National Heart, Lung and Blood Institute, incluindo um mandato de 5 anos no CBoard of Scientific Councilors. Dirigiu o Centro de Pesquisa Clínica Cardiovascular DW Reynolds e por dois mandatos, o Leducq Foundation Awards e recebeu financiamento contínuo do US National Heart Lung and Blood Institute (NHLBI) por várias décadas.

Autor e professor de medicina cardiovascular e aterosclerose, o Dr. Libby publicou extensivamente em revistas médicas, incluindo Circulation, Journal of Clinical Investigation, Proceedings da National Academy of Sciences, New England Journal of Medicine e Nature. Ele é um editor da Braunwald’s Heart Disease, tendo atuado como editor-chefe da 8ª edição. O Dr. Libby também contribuiu com capítulos sobre a patogênese, tratamento e prevenção da aterosclerose em muitas edições dos Harrison’s Principles of Internal Medicine. Ele já realizou inúmeros programas de professor visitante e proferiu mais de 80 palestras em todo o mundo.

Libby se formou em medicina na Universidade da Califórnia, em San Diego, e completou sua residência em medicina interna e cardiologia no Peter Bent Brigham Hospital (agora Brigham and Women's Hospital). Ele também possui um diploma de mestrado honorário da Universidade de Harvard e um doutorado honorário da Universidade de Lille, França.


Professor Mpiko NtsekheProfessor Mpiko Ntsekhe

Mpiko Ntsekhe MD PhD F.A.C.C atualmente atua como Hellen and Morris Mauerberger Professor e Presidente de Cardiologia na Universidade da Cidade do Cabo e Chefe da Divisão de Cardiologia do Hospital Groote Schuur. Seus interesses incluem estudar a interface entre as doenças infecciosas e o sistema cardiovascular, com foco no HIV e na tuberculose, e intervenções para melhorar a saúde cardiovascular dos pobres e marginalizados em todo o mundo.

Ntsekhe administra um grande serviço clínico de cardiologia em um hospital público, no exterior um programa de treinamento clínico e de pesquisa de pós-graduação e dirige um programa de pesquisa clínica. Ele tem um histórico de publicação bem estabelecido, incluindo vários capítulos de livros, numerosos artigos revisados ​​por pares em periódicos como o NEJM, Circulation, Nature Reviews Cardiology e o European Heart Journal. Sua ambição na vida é contribuir para a melhoria da sociedade por meio de bolsa de estudos, ensino e serviço.


Professor Marc PfefferProfessor Marc Pfeffer

Dr. Marc Pfeffer é o atual Professor de Medicina da Cátedra Dzau da Universidade de Harvard e Médico Sênior da Divisão Cardiovascular do Brigham and Women’s Hospital, Boston, MA, EUA.

Pesquisador de renome, Dr. Pfeffer recebeu crédito por introduzir o conceito de que inibidores da enzima conversora de angiotensina poderiam atenuar os feitos adversos do remodelamento ventricular pósinfarto do miocárdio, e que o uso desses medicamentos resultaria em maior sobrevida e outros benefícios clínicos. Desde essa descoberta inicial, ele foi investigador principal de diversos estudos clínicos que influenciaram nossa prática clínica.

Além de sua função como pesquisador no campo das doenças cardiovasculares, doença coronariana, insuficiência cardíaca, diabetes e insuficiência renal crônica, Marc Pfeffer trabalha ativamente na formação acadêmica de alunos e professores que colaboram em seus estudos clínicos. Dr Pfeffer é Editor Associado Sênior do Dr Marc Pfeffer Circulation e membro do Conselho Editorial de muitas outras revistas científicas de renome.

Como especialista internacionalmente renomado na área de cardiologia, em 2006 ele foi reconhecido pela Science Watch como o autor dos artigos mais citados em toda a medicina clínica.

Ele recebeu o William Harvey Award da Sociedade Americana de Hipertensão, o Okamoto Award da Fundação Japonesa de Pesquisa em Doença Vascular, o Clinical Research Prize, o James B. Herrick e o Distinguished Scientist Award da American Heart Association. Dr. Pfeffer é Fellow Honorário do Royal College of Physicians and Surgeons of Glasgow e recebeu um título honorário de doutor da Sahlgrenska Academy da Universidade de Gotemburgo, Suécia.


Professor Brian RaynerProfessor Brian Rayner

Professor Brian Rayner é Chefe e Diretor de Pesquisa da Divisão de Nefrologia e Hipertensão do Groote Schuur Hospital e da Universidade da Cidade do Cabo, Cidade do Cabo, África do Sul, e foi o último Presidente da Sociedade SulAfricana de Hipertensão. Graduou-se pela Universidade da Cidade do Cabo em 1978, concluiu seu Fellowship no College of Medicine (África do Sul) em 1986, e tem Mestrado e Doutorado pela Universidade da Cidade do Cabo. Sua tese de doutorado foi sobre sensibilidade ao sal e hipertensão sensível ao sal em populações nativas da África do Sul. Recebeu o World Hypertension League Award for Notable Achievement in Hypertension em 2014 pelo trabalho relativo a sua tese de doutorado.

A Divisão de Nefrologia e Hipertensão e a Unidade de Pesquisa em Rins e Hipertensão é um centro ativo de treinamento e pesquisa de nefrologistas da África Subsaariana e possui programas ativos de mestrado e doutorado. Em 2016, a International Society of Nephrology endossou a Divisão como um Centro Regional de Treinamento de excelência.

Os interesses de pesquisa atuais de Brian Rayner são tratamento da hipertensão, mutações no canal de sódio ENaC, determinantes genéticos da sensibilidade ao sal, HIVAN, calcificação vascular e insuficiência renal crônica, aldosteronismo primário, adesão ao tratamento entre pacientes com hipertensão, ética do racionamento de diálise, LRA e genética da hipertensão grave na população negra. Tem um grande interesse em diretrizes para hipertensão, e junto com os Professores Seedat e Veriava, redigiu as Diretrizes Sul-Africanas para Hipertensão. Tem 98 publicações em revistas científicas de renome, atua no conselho editorial do CVS Journal of Africa, Austen Hypertension e Nephron Clinical Practice, e atua como revisor de diversas revistas internacionais, fez mais de 100 apresentações em congressos locais e internacionais, e escreveu 6 capítulos de livros.


Professor Andrei SpositoProfessor Andrei Sposito

Andrei Sposito é professor titular do Departamento de Cardiologia da UNICAMP. Graduou-se em Medicina pela Universidade da Bahia, Brasil, em 1992 e fez residência em medicina interna e em cardiologia na Universidade de São Paulo (USP). Ele recebeu seu doutorado por seu trabalho sobre metabolismo lipídico e aterogênese enquanto estava na USP e concluiu seu pós-doutorado nesse mesmo campo na Universidade de Paris VI, França. Foi Presidente do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia de 2008 a 2010.

O professor Andrei Sposito foi premiado em produtividade em pesquisa pelo Conselho Nacional Brasileiro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico nos últimos 15 anos. Atualmente, ele é pesquisador associado sênior do Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA em Bethesda, MD, EUA, e consultor científico na Rush University, Chicago, IL, EUA. Ele também é membro do Comitê Executivo Regional para as Américas da Sociedade Internacional de Aterosclerose e professor visitante da Universidade de Parma, Itália.

O professor Sposito foi o editor-chefe da 4ª edição das Diretrizes Brasileiras para a Prevenção da Aterosclerose, Editor Associado da Aterosclerosis e do Journal of Geriatric Cardiology, e Editor da Seção do BBA Clinical e atualmente é membro do Conselho Editorial da EBioMedicine na seção de Pesquisa Cardiovascular/Cardiologia. Ele foi autor em diversas revistas científicas de renome e suas publicações incluem capítulos nos livros Principles of Internal Medicine, de Harrison, e Heart Disease, de Braunwald.


Professor Derek YellonProfessor Derek Yellon

Derek M Yellon PhD, DSc (Reino Unido), DSc (SA), FRCP, FACC, FESC, FAHA, é Professor de Cardiologia Molecular e Celular na University College London (UCL) e Diretor do Hatter Cardiovascular Institute na UCL & UCLH.

Ex-diretor do programa (Cardiologia e Diabetes) do Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde-UCLH-Centro de Pesquisa Biomédica e ex-vice-presidente da Sociedade Cardiovascular Britânica. Em 1994, ele recebeu um diploma de Doutor em Ciências da Universidade de Bath por sua "contribuição substancial ao conhecimento de doenças e tratamentos cardiovasculares". Em 2013, ele recebeu um segundo diploma de Doutor em Ciências (honorius causa) da Universidade da Cidade do Cabo em reconhecimento à sua distinta pesquisa básica e clínica nos mecanismos subjacentes aos fenômenos da lesão e cardioproteção por isquemia-reperfusão do miocárdio.

Ele é membro do Royal College of Physicians; do Colégio Americano de Cardiologia; da Sociedade Europeia de Cardiologia; da Sociedade Internacional de Pesquisa Cardíaca e a American Heart Association.

O professor Yellon foi fundamental para estabelecer um segundo Instituto Cardiovascular da Hatter Faculdade de Medicina da Universidade da Cidade do Cabo. Em reconhecimento a essas conquistas, ele foi, em 1997, professor honorário de medicina no Departamento de Medicina da Universidade da Cidade do Cabo. Ele também é presidente honorário da University of South Alabama, nos EUA, e da North China Coal Medical University, na China.

Ele faz parte do conselho editorial de vários importantes periódicos cardiovasculares e publicou mais de 550 artigos completos e editou 23 livros. Ele dirige um instituto de pesquisa translacional, cuja principal área de interesse é a fisiopatologia do infarto agudo do miocárdio. Isso se refere especificamente à cardioproteção no cenário de diabetes, lesão por isquemia / reperfusão, aspectos moleculares da adaptação à lesão isquêmica e pré e pós-condicionamento do miocárdio, contemplando pesquisa clínica e de base.